quinta-feira, setembro 23, 2010

Biografia de Gabriel Obino

Gabriel de Miranda Obino nasceu em Porto Alegre em 28 de setembro de 1907, filho de Vitor Obino e de Maria do Carmo Miranda Obino. Aos dois anos, perdeu o pai e ficou sob a tutela do tio, chamado José Obino. Frequentou o Colégio militar e, mais tarde, a Faculdade livre de Direito de porto Alegre, onde se bacharelou em 1932. Ainda acadêmico, trabalhou na redação do “Correio do Povo”. Depois de formado, ingressou no Ministério Público. Gabriel Obino foi jornalista, advogado, administrador e político.
            Ao longo de sua carreira pública, Gabriel Obino ocupou uma série de cargos. Dentre eles, Delegado de Estatística, Promotor de Justiça, Juiz em várias Comarcas do Estado, Consultor Jurídico do Governo do Estado e do Ministério da Fazenda, Procurador da Prefeitura de São Sebastião do Caí, Chefe da Casa Civil do Governo Ernesto Dornelles, Secretário do interior e da Justiça, Deputado Estadual pelo PTB.
            No governo de Leonel Brizola, a atuação de Gabriel Obino foi intensa. Primeiro ocupou a Procuradoria, como convinha ao Estado. Depois, foi requisitado pelo Governo para assumir a Secretaria da fazenda, cuja meta era resolver os graves problemas financeiros estaduais. Com seu dinamismo empreendedor e espírito recheado de otimismo, Obino cumpriu a tarefa com pleno êxito, conquistando a confiança de toda a sociedade riograndense e um slogan:” Homem forte das finanças”. Como Secretário da Fazenda, Gabriel Obino também administrou a Companhia telefônica Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário